No âmbito do Programa Eco-Escolas, o Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira apresentou o seu Eco-Código 2024/2025, um compromisso coletivo com a sustentabilidade e o futuro do planeta, construído a partir das ideias, vivências e vozes das crianças.
O processo de criação foi totalmente participativo e transversal ao trabalho desenvolvido ao longo do ano. Com base nas temáticas abordadas — água, energia, resíduos, floresta, biodiversidade, mar, espaços exteriores e ação climática — as crianças criaram, em grupo, frases simples e rimadas que traduzem boas práticas ambientais e atitudes conscientes.
A fase final do processo envolveu a análise e votação no Conselho Eco-Escolas restrito, garantindo a validação comunitária do Eco-Código como documento representativo do projeto educativo e ambiental do grupo.
Mais do que um conjunto de frases, este Eco-Código ganhou forma através da recolha de elementos naturais, reciclagem artesanal de papel e criação de uma moldura com folhas e flores secas, colhidas em atividades no exterior. O resultado é um cartaz bonito, expressivo e cheio de significado, que foi afixado em local visível na escola e divulgado na página do Agrupamento de Escolas de Ourém.
O Eco-Código foi ainda explorado com as crianças em contexto de grupo, assumindo-se como ponto de partida para novas aprendizagens e ações concretas em prol do ambiente.
No Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira, a educação ambiental acontece com criatividade, afeto e intenção pedagógica — porque cuidar do planeta começa com pequenos gestos… e com os mais pequenos.
![]() |
|
Eco-Código 2024/2025 do Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira – Um compromisso ecológico criado pelas crianças, ilustrado com elementos naturais e repleto de mensagens que promovem comportamentos sustentáveis. Uma construção coletiva que junta poesia, natureza e educação ambiental. |