No âmbito do Programa Eco-Escolas, o Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira apresentou o seu Eco-Código 2024/2025, um compromisso coletivo com a sustentabilidade e o futuro do planeta, construído a partir das ideias, vivências e vozes das crianças.

O processo de criação foi totalmente participativo e transversal ao trabalho desenvolvido ao longo do ano. Com base nas temáticas abordadas — água, energia, resíduos, floresta, biodiversidade, mar, espaços exteriores e ação climática — as crianças criaram, em grupo, frases simples e rimadas que traduzem boas práticas ambientais e atitudes conscientes.

A fase final do processo envolveu a análise e votação no Conselho Eco-Escolas restrito, garantindo a validação comunitária do Eco-Código como documento representativo do projeto educativo e ambiental do grupo.

Mais do que um conjunto de frases, este Eco-Código ganhou forma através da recolha de elementos naturais, reciclagem artesanal de papel e criação de uma moldura com folhas e flores secas, colhidas em atividades no exterior. O resultado é um cartaz bonito, expressivo e cheio de significado, que foi afixado em local visível na escola e divulgado na página do Agrupamento de Escolas de Ourém.

O Eco-Código foi ainda explorado com as crianças em contexto de grupo, assumindo-se como ponto de partida para novas aprendizagens e ações concretas em prol do ambiente.

No Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira, a educação ambiental acontece com criatividade, afeto e intenção pedagógica — porque cuidar do planeta começa com pequenos gestos… e com os mais pequenos.

 

 Eco código 24 25 JI Boleiros Maxieirap 
Eco-Código 2024/2025 do Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira – Um compromisso ecológico criado pelas crianças,
ilustrado com elementos naturais e repleto de mensagens que promovem comportamentos sustentáveis.
Uma construção coletiva que junta poesia, natureza e educação ambiental.

 

 

No dia 26 de junho, no Centro Escolar de Freixianda, o final do ano letivo foi marcado por uma festa inesquecível — repleta de alegria, cor, música e emoção. Cada detalhe foi preparado com carinho para celebrar não apenas o encerramento de mais um ciclo, mas também o crescimento, as conquistas e os momentos partilhados ao longo do ano.

As crianças brilharam com sorrisos sinceros, apresentações encantadoras e aquele entusiasmo que só os pequenos sabem transmitir. Foram momentos de risos, aplausos e olhares emocionados que mostraram o quanto esse dia era especial. Famílias, educadores e assistentes uniram-se numa verdadeira celebração da infância, da educação e do amor que envolve este Centro Escolar.

Com o sucesso da festa, fica também uma saudade boa — da rotina diária, dos corredores cheios de vozes animadas, das descobertas em sala e fora dela, dos abraços espontâneos e dos pequenos gestos que, juntos, formam grandes memórias!

 

 
 

No ano letivo de 2024/25, o Jardim-de-Infância de Boleiros-Maxieira reforçou o seu compromisso com a educação para a sustentabilidade através do Programa Eco-Escolas, reforçando assim as orientações curriculares nacionais e o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória. Inserido num projeto contínuo que teve início em 2016 e que contou este ano com a parceria da Escola EB1 do Bairro, este programa solidifica hábitos eco-responsáveis, formas críticas de pensamento e cidadania ativa desde os primeiros anos de escolaridade.

O Eco-Escolas integra-se de forma transversal no currículo do pré-escolar, respondendo aos documentos regulamentadores que valorizam a aprendizagem por projetos, a ligação à comunidade e a literacia científica. Desde a alimentação saudável e economia circular até ao estudo da água, energia, biodiversidade, espaços exteriores e ação climática — cada tema foi explorado de forma experimental, criativa e reflexiva, promovendo nos alunos competências essenciais como responsabilização ambiental, espírito crítico e capacidade de colaboração.

Com um percurso que já abrange oito anos de intervenção, o projeto reforça a cultura da sustentabilidade e da participação ativa num trabalho continuado. Para além do envolvimento das crianças, docentes e funcionárias, a parceria com a EB1 do Bairro potencializou a articulação de práticas entre ciclos, facilitando uma abordagem mais integrada e duradoura. Os estudantes mais velhos partilham experiências e inspiram os mais novos, criando um legado de boas práticas a longo prazo.

O envolvimento da comunidade, nomeadamente famílias e instituições locais, fortalece o carácter educativo e social da iniciativa. Com atividades como recolha de resíduos, observação de fósseis, pinturas murais e teatro ambiental, esta edição do projeto alcançou mais de 300 participantes ativos. No próximo ano letivo, espera-se a concretização de novos canteiros feitos com materiais reciclados — outro exemplo claro de aprendizagem significativa e aplicável no dia a dia.

Em suma, o Eco-Escolas no JI de Boleiros-Maxieira não é apenas um conjunto de atividades isoladas, mas um itinerário educativo pleno, alinhado com os princípios legais, pedagógicos e formativos definidos para a infância. Prova-se que o caminho para um planeta mais sustentável começa na escola, quando se inspira os mais novos a tornarem-se cidadãos ativos, conscientes e responsáveis.

Partilha-se um PowerPoint interativo, criado na plataforma Genially, que apresenta exemplos de algumas das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Eco-Escolas do Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira. Este recurso visa ilustrar a abrangência dos temas abordados, bem como evidenciar o envolvimento das crianças, das famílias e da comunidade nas diversas ações realizadas.

Uma imagem com design

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.Aceda aqui: Apresentação Eco-Escolas JI Boleiros-Maxieira 24/25

Este registo visual reforça o compromisso contínuo desta escola com a educação ambiental, destacando práticas significativas que contribuem para a formação de cidadãos mais criteriosos e reflexivos.

 

No passado dia 25 de junho, as crianças do JI/EB1 do Pinheiro presentearam os presentes, com as suas atuações preparadas com muito carinho e dedicação!  🎭🎶

Este ano, homenagearam as tradições portuguesas, tema que abordaram durante o ano letivo e que está relacionado com projeto "Nós por cá... E por lá?". Essas tradições foram sendo partilhadas com os parceiros do projeto: a CAFE de Same, em Timor-Leste 🌍 . Deixaram igualmente um OBRIGADO especial à USO (Universidade Sénior de Ourém), ao Rancho Folclórico do Pinheiro e à professora Beatriz (Bia Maria), por terem aceitado o convite e por terem vindo enriquecer ainda mais a festa de final de ano letivo.

Foi incrível ver as crianças a partilhar as suas habilidades e a celebrar a sua cultura! 🎉

Parabéns às crianças, professores, auxiliares e a toda a equipa envolvida na organização do evento! 👏

 

 

 

O projeto “Muros com Vida”, desenvolvido ao longo do ano letivo 24/25 no Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira, transformou 14 metros de muro exterior em um autêntico mural educativo a céu aberto onde a arte, a natureza e a aprendizagem se entrelaçam.

Com o objetivo de valorizar os espaços exteriores e de os tornar pedagogicamente significativos, este projeto envolveu toda a comunidade escolar (crianças, educadores, assistentes operacionais, famílias, direção, autarquia e empresas locais) em uma verdadeira mobilização em torno da educação ambiental e da sustentabilidade.

Cada segmento do mural foi pensado com intencionalidade educativa, representando as estações do ano, a fauna e flora local, os fenómenos atmosféricos, entre outros conteúdos ligados ao programa Eco-Escolas. Desta forma, o muro deixou de ser apenas um limite físico e passou a ser um instrumento de observação, descoberta e diálogo com o meio.

O momento simbólico da pintura contou com a participação da Diretora do Agrupamento de Escolas de Ourém, Dra. Sandra Pimentel, e do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ourém, Eng. Rui Vital, que “arregaçaram as mangas” e deram o exemplo, pintando lado a lado com as crianças e famílias, num gesto que foi muito valorizado.

Terminou mais um ano letivo, cheio de aprendizagens, brincadeiras e muitas conquistas. Aqui fica um pequeno registo do que as crianças viveram no Centro Escolar de Olival. Boas férias para todos!

 

 

 

 

 

Atividades

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg 

 

 

Selo OIE 2