No âmbito do Programa Eco-Escolas, o Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira apresentou o seu Eco-Código 2024/2025, um compromisso coletivo com a sustentabilidade e o futuro do planeta, construído a partir das ideias, vivências e vozes das crianças.
O processo de criação foi totalmente participativo e transversal ao trabalho desenvolvido ao longo do ano. Com base nas temáticas abordadas — água, energia, resíduos, floresta, biodiversidade, mar, espaços exteriores e ação climática — as crianças criaram, em grupo, frases simples e rimadas que traduzem boas práticas ambientais e atitudes conscientes.
A fase final do processo envolveu a análise e votação no Conselho Eco-Escolas restrito, garantindo a validação comunitária do Eco-Código como documento representativo do projeto educativo e ambiental do grupo.
Mais do que um conjunto de frases, este Eco-Código ganhou forma através da recolha de elementos naturais, reciclagem artesanal de papel e criação de uma moldura com folhas e flores secas, colhidas em atividades no exterior. O resultado é um cartaz bonito, expressivo e cheio de significado, que foi afixado em local visível na escola e divulgado na página do Agrupamento de Escolas de Ourém.
O Eco-Código foi ainda explorado com as crianças em contexto de grupo, assumindo-se como ponto de partida para novas aprendizagens e ações concretas em prol do ambiente.
No Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira, a educação ambiental acontece com criatividade, afeto e intenção pedagógica — porque cuidar do planeta começa com pequenos gestos… e com os mais pequenos.
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Eco-Código 2024/2025 do Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira – Um compromisso ecológico criado pelas crianças, ilustrado com elementos naturais e repleto de mensagens que promovem comportamentos sustentáveis. Uma construção coletiva que junta poesia, natureza e educação ambiental. |
No dia 26 de junho, no Centro Escolar de Freixianda, o final do ano letivo foi marcado por uma festa inesquecível — repleta de alegria, cor, música e emoção. Cada detalhe foi preparado com carinho para celebrar não apenas o encerramento de mais um ciclo, mas também o crescimento, as conquistas e os momentos partilhados ao longo do ano.
As crianças brilharam com sorrisos sinceros, apresentações encantadoras e aquele entusiasmo que só os pequenos sabem transmitir. Foram momentos de risos, aplausos e olhares emocionados que mostraram o quanto esse dia era especial. Famílias, educadores e assistentes uniram-se numa verdadeira celebração da infância, da educação e do amor que envolve este Centro Escolar.
Com o sucesso da festa, fica também uma saudade boa — da rotina diária, dos corredores cheios de vozes animadas, das descobertas em sala e fora dela, dos abraços espontâneos e dos pequenos gestos que, juntos, formam grandes memórias!
No ano letivo de 2024/25, o Jardim-de-Infância de Boleiros-Maxieira reforçou o seu compromisso com a educação para a sustentabilidade através do Programa Eco-Escolas, reforçando assim as orientações curriculares nacionais e o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória. Inserido num projeto contínuo que teve início em 2016 e que contou este ano com a parceria da Escola EB1 do Bairro, este programa solidifica hábitos eco-responsáveis, formas críticas de pensamento e cidadania ativa desde os primeiros anos de escolaridade.
O Eco-Escolas integra-se de forma transversal no currículo do pré-escolar, respondendo aos documentos regulamentadores que valorizam a aprendizagem por projetos, a ligação à comunidade e a literacia científica. Desde a alimentação saudável e economia circular até ao estudo da água, energia, biodiversidade, espaços exteriores e ação climática — cada tema foi explorado de forma experimental, criativa e reflexiva, promovendo nos alunos competências essenciais como responsabilização ambiental, espírito crítico e capacidade de colaboração.
Com um percurso que já abrange oito anos de intervenção, o projeto reforça a cultura da sustentabilidade e da participação ativa num trabalho continuado. Para além do envolvimento das crianças, docentes e funcionárias, a parceria com a EB1 do Bairro potencializou a articulação de práticas entre ciclos, facilitando uma abordagem mais integrada e duradoura. Os estudantes mais velhos partilham experiências e inspiram os mais novos, criando um legado de boas práticas a longo prazo.
O envolvimento da comunidade, nomeadamente famílias e instituições locais, fortalece o carácter educativo e social da iniciativa. Com atividades como recolha de resíduos, observação de fósseis, pinturas murais e teatro ambiental, esta edição do projeto alcançou mais de 300 participantes ativos. No próximo ano letivo, espera-se a concretização de novos canteiros feitos com materiais reciclados — outro exemplo claro de aprendizagem significativa e aplicável no dia a dia.
Em suma, o Eco-Escolas no JI de Boleiros-Maxieira não é apenas um conjunto de atividades isoladas, mas um itinerário educativo pleno, alinhado com os princípios legais, pedagógicos e formativos definidos para a infância. Prova-se que o caminho para um planeta mais sustentável começa na escola, quando se inspira os mais novos a tornarem-se cidadãos ativos, conscientes e responsáveis.
Partilha-se um PowerPoint interativo, criado na plataforma Genially, que apresenta exemplos de algumas das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Eco-Escolas do Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira. Este recurso visa ilustrar a abrangência dos temas abordados, bem como evidenciar o envolvimento das crianças, das famílias e da comunidade nas diversas ações realizadas.
Aceda aqui: Apresentação Eco-Escolas JI Boleiros-Maxieira 24/25
Este registo visual reforça o compromisso contínuo desta escola com a educação ambiental, destacando práticas significativas que contribuem para a formação de cidadãos mais criteriosos e reflexivos.
No passado dia 25 de junho, as crianças do JI/EB1 do Pinheiro presentearam os presentes, com as suas atuações preparadas com muito carinho e dedicação!
Este ano, homenagearam as tradições portuguesas, tema que abordaram durante o ano letivo e que está relacionado com projeto "Nós por cá... E por lá?". Essas tradições foram sendo partilhadas com os parceiros do projeto: a CAFE de Same, em Timor-Leste . Deixaram igualmente um OBRIGADO especial à USO (Universidade Sénior de Ourém), ao Rancho Folclórico do Pinheiro e à professora Beatriz (Bia Maria), por terem aceitado o convite e por terem vindo enriquecer ainda mais a festa de final de ano letivo.
Foi incrível ver as crianças a partilhar as suas habilidades e a celebrar a sua cultura!
Parabéns às crianças, professores, auxiliares e a toda a equipa envolvida na organização do evento!
O projeto “Muros com Vida”, desenvolvido ao longo do ano letivo 24/25 no Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira, transformou 14 metros de muro exterior em um autêntico mural educativo a céu aberto onde a arte, a natureza e a aprendizagem se entrelaçam.
Com o objetivo de valorizar os espaços exteriores e de os tornar pedagogicamente significativos, este projeto envolveu toda a comunidade escolar (crianças, educadores, assistentes operacionais, famílias, direção, autarquia e empresas locais) em uma verdadeira mobilização em torno da educação ambiental e da sustentabilidade.
Cada segmento do mural foi pensado com intencionalidade educativa, representando as estações do ano, a fauna e flora local, os fenómenos atmosféricos, entre outros conteúdos ligados ao programa Eco-Escolas. Desta forma, o muro deixou de ser apenas um limite físico e passou a ser um instrumento de observação, descoberta e diálogo com o meio.
O momento simbólico da pintura contou com a participação da Diretora do Agrupamento de Escolas de Ourém, Dra. Sandra Pimentel, e do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ourém, Eng. Rui Vital, que “arregaçaram as mangas” e deram o exemplo, pintando lado a lado com as crianças e famílias, num gesto que foi muito valorizado.
Terminou mais um ano letivo, cheio de aprendizagens, brincadeiras e muitas conquistas. Aqui fica um pequeno registo do que as crianças viveram no Centro Escolar de Olival. Boas férias para todos!
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