No dia 28 de maio as turmas de 7.º ano da Escola Secundária de Ourém rumaram em visita de estudo ao Centro de Interpretação de Aljubarrota e ao Mosteiro da Batalha, no âmbito da disciplina de História.

Em Aljubarrota fomos recebidos por dois guias simpáticos e afáveis, que nos conduziram- com explicações enfáticas não só do enquadramento histórico, mas também de toda a história em torno da batalha de Aljubarrota, pelos diferentes espaços do museu. Momentos a destacar como deliciosamente bons: aquando a oportunidade de manejar algumas das armas utilizadas na batalha, o vestir da armadura medieval,..outro foi a visualização do filme que conta o desenrolar da batalha. Ficamos a saber que está quase pronto um novo filme, com os mesmos atores, mas sobre a vida de Dom Nuno Álvares Pereira.

No Mosteiro da Batalha a visita foi encenada... fomos recebidos por um frade dominicano, por um marquês e o prior do mosteiro. Iniciamos a visita pelo portal principal, “fachada incrível que parece uma gruta feita por anjos”, seguindo-se a capela do fundador, “uma pérola dentro de uma pérola”...num diálogo divertido entre as três personagens, que apelavam à imaginação, aos sentidos, à história dos diferentes espaços que compunham um mosteiro e à participação oral dos alunos para glorificação das maravilhas arquitetónicas e históricas deste espaço.

Do muito que poderia escrever, saliento ainda o orgulho que tive na participação dos alunos: estiveram atentos e souberam responder bem às questões colocadas. Por isso, tenho a certeza de que foi um dia diferente, onde se aprendeu e sensibilizou para a importância do nosso vasto e riquíssimo património, este em particular, porque fica próximo da nossa região, que é necessário conhecer para valorizar, porque ele é testemunho da memória.

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg 

 

 

Selo OIE 2